Bolsas de Integração Profissional para Artistas Seniores

Apresentação

A Fundação GDA e a GEDIPE - Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais promovem em conjunto este novo programa que foi criado para responder a uma preocupação partilhada por ambas as entidades, que emerge da precariedade do mercado de trabalho para os atores no setor das artes e das deficiências observadas nos mecanismos de proteção social e de apoio ao envelhecimento ativo existentes no país.

O programa de Bolsas de Integração Profissional para Artistas Seniores destina-se a atores e atrizes profissionais, com idade igual ou superior a 65 anos que, no momento da atribuição da bolsa, não tenham rendimentos declarados provenientes do setor audiovisual nos últimos 12 meses, não usufruam de um rendimento mensal superior a 1,5 salários mínimos e que não sejam artistas protagonistas das obras candidatas.

Pretende-se promover o acesso ao exercício da atividade profissional no setor do audiovisual por parte dos artistas seniores mais desprotegidos, este programa visa criar uma base de dados online, constituída por atores e atrizes, tendo em vista promover a sua contratação através da atribuição de uma bolsa de apoio à sua remuneração.

A intenção última visa facilitar a reintegração funcional e profissional dos artistas seniores, através de processos de envelhecimento ativo, e prolongar a sua vida útil em final de carreira, facilitando os processos de seleção dos artistas por parte dos produtores e responsáveis artísticos do setor do cinema e audiovisual.

Registe-se como: