X edição Prémio Atores de Cinema

A cerimónia de apresentação dos premiados da X edição do Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas terá lugar no Teatro da Trindade, em Lisboa, no dia 5 de dezembro, às 21:30. Para além dos prémios Melhor Ator/Atriz e Melhor Ator/Atriz Secundário(a), atribuídos desde 2008, esta edição de 2017 contará com uma nova categoria: o prémio Jovem Talento, destinado a distinguir o desempenho de jovens atores nos seus primeiros passos no mundo do cinema.

Esta nova categoria reforça a principal vocação do Prémio Atores de Cinema: destacar e promover o trabalho dos atores portugueses, reforçar a sua notoriedade e facilitar a aproximação ao universo do cinema, designadamente com os realizadores e produtores. É essa a razão pela qual, no dia 5 de dezembro, na manhã e na tarde que antecedem a cerimónia de anúncio dos premiados deste ano, teremos umas jornadas de trabalho destinadas à informação e ao debate sobre matérias relevantes para o desenvolvimento e proteção da sua atividade profissional e, também, para promover essa aproximação aos produtores e realizadores de cinema e à troca de experiências entre eles.

Saber mais +

Jornadas de Trabalho

10h00 – 11h20
Ações de Sensibilização

Palestra sobre Direitos de Autor e Direitos Conexos
Oradores: Eduardo Simões e Lucas Serra

Esta iniciativa traduz-se numa oportunidade para a aquisição de conhecimentos sobre a legislação que regula os direitos da atividade artística, onde serão exploradas e debatidas as questões fundamentais sobre este universo legal, de uma forma simples e acessível que pretende desmistificar a complexidade inerente a estas temáticas.

11h20 – 11h40
Pausa para café

11h40 – 13h00
Apresentação de Projetos, Apoios e Oportunidades para Artistas
Sessões de apresentação e esclarecimentos sobre projetos em curso que constituem apoios e oportunidades destinadas aos artistas.

11h40 – 12h00
Projeto Passaporte (Academia Portuguesa de Cinema)
com Patrícia Vasconcelos

12h00 – 12h20
Projeto PIC Portugal (ICA)
com Maria Mineiro

12h20 – 13h00
Fundação GDA
com Mário Carneiro

13h00 – 14h30
Pausa para almoço

14h30 – 16h00
Encontros com a Experiência

com Dalila Carmo, Beatriz Batarda e Adriano Luz
Um diálogo sobre dúvidas, inquietações, experiências, dificuldades, oportunidades. Um encontro entre jovens artistas em início de carreira, à procura do seu momento no mundo do cinema e do audiovisual, com 3 artistas que têm muito para contar.

 

Mesas redondas com atores experientes: 1/2 hora com cada ator / atriz
Inscrição obrigatória (máx: 45 lugares)
Para atores e atrizes até aos 30 anos
16h00 – 16h20
Pausa para café

16h20 – 18h00
Conversas entre realizadores e atores

Debate moderado por Miguel Valverde
com os realizadores João Canijo e Carlos Conceição
com a atriz Maria João Luís e o ator Albano Jerónimo

A partir da ideia que hoje em dia estas duas classes profissionais convivem pouco: atores e realizadores, vamos criar uma oportunidade para que ambas as partes, com os seus conhecimentos e interesses diversificados, possam aclarar diferenças, incrementar o interesse mútuo e fortalecer relações que podem ser transformadoras do cinema e do audiovisual.

 

Cerimónia de Entrega de Prémios

Prémios

  • Prémio Melhor Atriz Principal: Joana Bárcia por Cinzento e Negro, de Luís Filipe Rocha
  • Prémio Melhor Ator Secundário: João Pedro Vaz por Cartas da Guerra, de Ivo M. Ferreira
  • Prémio Novo Talento: Miguel Nunes por Cartas da Guerra, de Ivo M. Ferreira

Painel de Jurados

  • Maria João Luís
  • Miguel Seabra
  • Fernando Luís